terça-feira, 7 de abril de 2009

Descobrindo o rabanete.

Durante toda essa semana as atividades de casa e algumas de aula foram desenvolvidas a partir da análise do livro “O grande rabanete”. “A história, de enredo simples, tem como atrativo principal a forma - é narrada como um conto cumulativo ­ forma que encanta e diverte a garotada, além de representar um excelente treino de memória. As frases ­ simples, são bastante adequadas aos que se iniciam na leitura, o que não quer dizer que sejam pobres; servem-se de recursos originais, como a repetição; o rabanete cresceu-cresceu e ficou grande-grande.Além do aspecto lingüístico, é possível explorar, por meio da narrativa, o lado humano - a questão da solidariedade, da cooperação, da divisão de bens e até da auto-estima exacerbada, aspecto representado pelo ratinho, no bem-humorado e imprevisto final.”
Tia Jú, ao iniciar as atividades desta semana leu esta história com as crianças e representou a mesma com os alunos, todos participaram, foi uma forma divertida e importante para a compreensão da solidariedade e do espírito de equipe. Após esta encenação as atividades de casa sobre este livro foram explicadas por tia Jú.
Todas as segundas feiras as crianças vão até a bibliotequinha onde elas têm um contato ainda maior como ambiente de leitura e se divertem com as historias contadas pela tia Viviane. As narrações não se restringem apenas a exposição oral, mas também a utilização de teatrinho de fantoches, músicas, entre outros.
Essa semana, as crianças conheceram o blog da turma. Esta é mais uma forma, elaborada pela escola, para manter a família cada vez mais integrada com os filhos no ambiente escolar. Tia Jú mostrou as crianças fotos de todos em sala de aula, brincando de roda, lendo livrinhos. Eles adoraram ver as fotos no computador.
Ao final de todos os dias, o jogo das carinhas acontece, avaliando a atitude de cada uma durante a aula. E hoje também eles escreveram um cartão de boas vindas para a nova coordenadora da educação infantil, Liliana.
O projeto desenvolvido em todo o 1º período, sobre as brincadeiras, não pode ser deixado de lado. Atividades sobre ele foram feitas nesta semana também, as crianças registraram através da escrita o que de mais importante eles encontraram nas pesquisas trazidas de casa sobre o assunto.
O horário do lanche também foi utilizado para concertar algumas atividades que ficaram incompletas, terminando-as individualmente com a ajuda das professoras. Fizemos também o cartão desejando parabéns a Ir. Carmelita que seria homenageada no mesmo dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário