domingo, 10 de maio de 2009

Dias 22, 27 e 29 de abril.

Comecei esta semana recolhendo os cadernos das crianças, recolhi os de português e coloquei nas pastas o de matemática e em seguida coloquei as pastas dentro das mochilas. Aconteceu também a acolhida na área, mesmo a semana começando pela quarta-feira, devido ao feriado, houve a acolhida. Neste momento todos rezamos e cantamos músicas.
Voltando para a sala, tia Jú teve que ir a sala dos professores, eu fiquei trabalhando com as crianças os balões presentes no começo do livro de português, mostrei a criança que dormiu lendo um livro, a menina atravessando a rua em cima da faixa de pedestres, ou seja, trabalhei com a interpretação dos balões. Quando tia Jú voltou, fez a atividade junto com eles, esta consistia em marcar, no rosto desenhado no livro, os olhos, e boca, o nariz e as orelhas. A partir desta atividade passamos um espelho para que as crianças se olhassem e depois desenhassem no caderno como elas são, com dois olhos, um nariz, uma boca, e dois ouvidos. Terminaram também, a pintura do rabanete para a atividade de seriação e cortaram os mesmos.
Terminamos o diagnostico de escrita com quem ainda não tinha feito.
Lanchamos e fomos para sala de música.
Na semana seguinte começamos com a atividade de matemática, as crianças andaram sobre o numero 4 desenhado no chão, assim eles aprenderam a movimentação necessária à escrita do numero. Já em sala de aula eles registraram o numero na folha, escrevendo-o, montando-o com papel picado, desenhando o que eles quisessem de acordo com a quantidade que ele representa (4 elementos), e por fim fizeram a movimentação com cola colorida.


“Uma criança aprende muito de matemática, sem que o adulto precise ensiná-la. Descobrem coisas iguais e diferentes, organizam, classificam e criam conjuntos, estabelecem relações, observam os tamanhos das coisas, brincam com as formas, ocupam um espaço e assim, vivem e descobrem a matemática. Contudo, é importante pensarmos que tipo de materiais podemos disponibilizar para as crianças a fim de possibilitar-lhes tais descobertas”.
Gabriela Guarnieri de Campos Tebet é Professora de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de São Carlos; Pedagoga e Mestre em Educação pela UFScar. É co-autora do livro Trabalhando a diferença na educação infantil pela Moderna.


Eles também pintaram os desenhos presentes na folha da atividade de matemática, enquanto alguns alunos iam acabando. Terminando todas as tarefas nos lanchamos e fomos ate a bibliotequinha ouvir uma história e ao retornarmos a sala terminamos o registro escrito da história do rabanete.
Dando continuidade aos registros da história trabalhada durante o bimestre, “O grande rabanete”, eles fizeram o registro através do desenho da mesma.
Contextualizando outras atividades, eles fizeram a atividade de seriação com reversibilidade da figura do vovô, personagem do livro trabalhado. As crianças deveriam organizar o vovô por ordem de tamanho, ordem crescente (do menor para o maior) ou ordem decrescente (do menor para o maior), da maneira que eles preferissem.
Lancharam e fizeram o ensaio para a festa de Maria.

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