domingo, 10 de maio de 2009

3° Semana de Abril- dias 13 e 15.

Começamos a nossa semana fazendo o diagnóstico de escrita. Esta atividade avaliativa serve como um meio de saber se a criança está se desenvolvendo de maneira correta ou se vai ser necessário alguma intervenção. A professora segue os três passos, primeiro as crianças escrevem as palavras - coelho, ovo e cenoura - coletivamente (professora dita as palavras e eles copiam junto com as demais crianças), em seguida ocorre a cópia individual e depois a cópia do quadro em pequenos grupos. Enquanto a professora fazia o diagnóstico individual, eu lia junto com as crianças a história do rabanete.
Terminando esta atividade as crianças lancharam. Tenho percebido o quanto as crianças estão bagunceiras, não estão sentando pra lanchar, ficam em pé conversando e muitas vezes até brigando. E ao terminarem o lanche a sala tem ficado uma sujeira muito grande, diante dessa situação tia Jú conversou com eles sobre a importância da limpeza da sala e eles cataram tudo o que haviam entornado, aí melhorou um pouco.
Fomos todos para a sala de música, onde assistimos a um dvd de música. Lá eles vestiram fantasias e desfilaram pela escola com as fantasias. Eles desfilaram pela escola, mas tia Jú mandava alguns alunos para que eu fizesse o diagnóstico da cópia do quadro.
Esta semana também eles começaram a pintar o rabanete para fazer a atividade de seriação. Ao terminarem tia Jú explicou a tarefa de casa e ensaiamos para a festa das mães. Lanchamos e fomos até a bibliotequinha, onde ouvimos uma historia contada por tia Viviane.
“A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação. Muitas pessoas dizem não ter paciência para ler um livro, no entanto isso acontece por falta de hábito, pois se a leitura fosse um hábito rotineiro as pessoas saberiam apreciar uma boa obra literária, por exemplo.”

Por Eliene PerciliaEquipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário