sábado, 7 de março de 2009

O retorno propriamente dito.

Esta primeira semana de Março, logo após o Carnaval, foi realmente o início das atividades letivas, porque nada funciona em sua total normalidade antes do carnaval.

As semanas na educação infantil começa sempre com uma acolhida, feita pelo som, ora na área. Esta semana aconteceu a acolhida pelo som, e como a professora da minha sala de estágio (2° período) é quem faz a acolhida,eu fiquei na sala junto a outra estagiária com as crianças, estas se comportaram e fizeram as orações. A acolhida é uma marca registrada da educação salesiana, evidenciando seus pilares que são a religião, a razão e amorevollezza. Nela nós cantamos músicas e rezamos, toda a educação infantil reza junto.

Dando início as atividades regulares, a turma começou sentando no tapete com a professora para conversar sobre o carnaval, eles contaram sobre o que fizeram e como passaram estes dias de festa. Esta conversa foi importante pois a partir dela eles fizeram o registro, através de desenho, do que eles conversaram. Dando continuidade, esta é a fase de recordar o que eles aprenderam e para começar nada melhor do que relembrar como escrever o próprio nome. Nesta atividade eles escreveram o nome e deveriam encontrar, dentro de um quadro com todas as letras do alfabeto, as letras que faziam parte do nome deles, marcando com bolinhas. Demos uma atenção especial a esta atividade na hora de explicar como fazê-la e auxilia-los sem responder, estimulando o raciocínio.


Como de costume após as atividades todos sentam-se no tapete com seus lanches para agradecer a Deus o alimento deste dia. As crianças lancharam na sala mesmo, nós só os ajudamos a abrir embalagens, quem tira os lanches e os guardam são as próprias crianças, que nesta fase já se encontram mais independentes.

Terminando o lanche é hora de brincar no tapete.

Presenciei nesta semana também a atividade feita com o numeral 1, onde as crianças deveriam montar o número 1 com pedacinhos de papel, e em seguida reproduzi-lo com cola colorida e com o lápis, sempre com o acompanhamento da professora ou estagiária para que a movimentação seja feita de forma correta. A movimentação com a cola é muito importante pois mostra de forma mais significativa e perceptível a movimentação necessária à escrita de um número ou letra.

Quando termina-se uma atividade e existe um intervalo entre esta e outra atividade, ou entre ela e o lanche eles vão ao cantinho da leitura, onde as crianças pegam livros e pode estar interagindo com a leitura. Acontece também o momento de descontração e trabalho corporal, com a música e a dança. Isto aconteceu enquanto eles esperavam a hora da saída, quando a hora se aproximava a professora pediu que cada criança pegasse sua mochila e sentasse formando um círculo, assim a professora poderia ter um controle maior sobre a turma neste momento que é muito agitado.

Esta semana eu colei atividades no caderno das crianças e avisos também, intercalados com o auxilio a professora na hora do lanche, na hora de levá-los ao banheiro e mesmo de trocar de roupa ou conversar com algum que estivesse fazendo algo errado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário