sexta-feira, 6 de março de 2009

Questão de amor

Quando uma menina de apenas 14 anos se dicide por uma carreira, todos acham que é cedo demais e que o pensamento irá mudar muito ainda. Foi exatamente o que aconteceu comigo.
Saindo da 8° série eu estava determinada a ser professora, quando surgiu a oportunidade de fazer o curso normal médio no Censa agarrei esta oportunidade com toda minha força, comecei neste momento uma caminhada cheia de surpresas.
No começo do curso, quando muitas meninas desistiram diante da carga de estágios e estudos mais intensas, eu não titubiei, queria continuar e eu estava determinada. Claro que foi cansativo no começo conviver com os estágios e o estudo ao mesmo tempo, mas logo me acostumei, me sentia "grande". O primeiro ano foi o ano de fazer amizades e fortalece-las ao longo do tempo, e a cada dia tinha mais certeza de que era aquilo que eu queria para minha vida. Terminei o priemiro ano com êxito, passei direto.
Comecei o segundo ano um pouco mais preparada, pois ja havia amadurecido muitos pontos da minha personalidade, só que este ano foi mais desafiador e eu cresci muito mais, me tornando mais independente emocionalmente. Foi o ano mais lindo relacionado ao estágio, pois este ano ficamos todo o período letivo na mesma turma, eu fiquei no maternal. Nossa, como foi importante acompanhar passo a passo todas aquelas teorias de desenvolvimento ja estudadas, na prática, é lindo observar o crescimento das crianças. No começo não sabiam direito as letras e no final ja escreviam os nomes, é gratificante, fora o que eu aprendi com a minha professora.
Neste início do terceiro ano a indecisão na escolha da carreira bateu a minha porta, será que eu quero mesmo ser professora? Esta dúvida foi e está sendo cruel, mas acredito que devemos seguir o nosso dom, pois se fizermos aquilo que sentimos amor e fizermos o melhor seremos bem sucedidas. Sendo assim decidi que serei a melhor professora, darei o melhor de mim sempre, independente de onde estiver trabalhando.
Acredito que a minha vida profissonal vai ser de acordo com os meus esforços e dedicação, e no que depender de mim farei o melhor sempre. Sabe porque? Porque acredito que todos merecem educação digna, não podemos diferenciar a qualidade da educação de acordo com a classe social, somente a educação pode mudar a vida das pessoas. Sendo assim, darei o melhor de mim para os meus futuros alunos.

2 comentários:

  1. Amiga, também ainda tenho muitas dúvidas qnt a minha escolha profissioanal, mas iremos conseguir o q ue for melhor para nós. Deus esta preparando um futuro maravilhoso para nós, pois estamos fazendo hoje o nosso amanha...
    BjO!!!
    Te amoO!!!

    ResponderExcluir
  2. Querida Ana...

    Desde o primeiro dia de aula percebi no brilho do seu olhar o encantamento pela educação e isso me deixou muito entusiasmada, pois sabia que esse amor, essa vocação latente poderia contagiar suas outras colegas!!
    Hoje vejo que isso aconteceu e fico feliz por isso!
    Acredito muito no seu potencial e tenho certeza que sua carreira na educação será belíssima e recheada de muito sucesso e conquista.
    As dúvidas são naturais, fazem parte da vida...mas nunca deista de sonhar e lutar por aquilo que acredita.
    O educador é o único profissional que pode semear a alma e colher a vida!!
    Vá fundo...cumpra sua missão e faça a diferença! Com certeza eu estarei lá para te aplaudir!!!
    Um beijão
    Liliana (professora de Didática - CENSA)

    ResponderExcluir