Durante todo o processo ensino-aprendizagem acontecem atividades que diagnosticam o nível de escrita que determinada criança se encontra. “O problema que tanto atormenta os professores é o dos diferentes níveis em que normalmente os alunos se encontram e vão se desenvolvendo durante o processo de alfabetização, assume importante papel, já que a interação entre eles é fator de suma importância para o desenvolvimento do processo. Os níveis estruturais da linguagem escrita podem explicar as diferenças individuais e os diferentes ritmos dos alunos.” (Vera Lúcia Câmara Zacharias, mestre em Educação, Pedagoga, consultora educacional, assessora diversas instituições, profere palestras e cursos, criou e é diretora do CRE.) Diante desta realidade faz-se necessário o diagnóstico a fim de constatar em que nível a criança se encontra e se existe alguma dificuldade na apreensão do conhecimento por parte da mesma. Foi o que aconteceu com a minha turma de estágio no início desta semana. A professora já havia feito o diagnóstico coletivo (as crianças escrevem as palavras ditas pela professora todos juntos) e estava dando continuidade fazendo o diagnóstico individual (a professora pronuncia as palavras para as crianças individualmente e estas escrevem de acordo com o que escutam). Ao mesmo tempo em que ela atendia uma criança de cada vez eu auxiliei os demais a fazer a outra atividade, o jogo das carinhas, onde elas preencheram com a data e o nome e pintaram.
O jogo das carinhas funciona como uma auto-avaliação feita por parte das crianças. Existem alguns critérios de avaliação e esta criança ao ler estes critérios faz uma reflexão sobre suas atitudes, se suas atitudes são compatíveis com os critérios de forma positiva coloca-se uma “carinha feliz”, se for de forma negativa a criança recebe uma “carinha triste”.
Assim que a professora terminou a parte individual do diagnóstico, ela prosseguiu fazendo a cópia do quadro, mesmo assim nós tivemos que acompanhar algumas crianças. Concluída esta atividade eles terminaram de pintar a folha do jogo das carinhas.
Um momento muito divertido foi o aniversário de uma aluna, que aconteceu na hora do lanche. Foi um tanto quanto divertido, as crianças comeram salgadinhos e refrigerantes, tiraram fotos e ganharam sacolinhas surpresa.
Mas a diversão não parou por aí. Na continuidade desta semana, as crianças também fizeram outras atividades como citar e copiar os conhecimentos prévios do projeto deste ano. Nesta etapa do projeto as crianças são questionadas sobre o que elas sabem, pensam ou imaginam sobre o assunto abordado, feito isso elas registram esses conhecimentos. O questionamento deste ano foi este: O que é brincar? Algumas crianças responderam futebol, jogar bola, parquinho, e uma que me surpreendeu respondeu que brincar é diversão. Dando significado a esta definição, terminada a atividade, nós estagiárias e a professora, organizamos os uniformes das crianças e as deixamos de roupa de banho para o banho de piscina. Lancharam já vestidas. Voltando elas guardaram os lanches e pegaram as toalhas e fomos todos juntos para a piscina.
O jogo das carinhas funciona como uma auto-avaliação feita por parte das crianças. Existem alguns critérios de avaliação e esta criança ao ler estes critérios faz uma reflexão sobre suas atitudes, se suas atitudes são compatíveis com os critérios de forma positiva coloca-se uma “carinha feliz”, se for de forma negativa a criança recebe uma “carinha triste”.
Assim que a professora terminou a parte individual do diagnóstico, ela prosseguiu fazendo a cópia do quadro, mesmo assim nós tivemos que acompanhar algumas crianças. Concluída esta atividade eles terminaram de pintar a folha do jogo das carinhas.
Um momento muito divertido foi o aniversário de uma aluna, que aconteceu na hora do lanche. Foi um tanto quanto divertido, as crianças comeram salgadinhos e refrigerantes, tiraram fotos e ganharam sacolinhas surpresa.
Mas a diversão não parou por aí. Na continuidade desta semana, as crianças também fizeram outras atividades como citar e copiar os conhecimentos prévios do projeto deste ano. Nesta etapa do projeto as crianças são questionadas sobre o que elas sabem, pensam ou imaginam sobre o assunto abordado, feito isso elas registram esses conhecimentos. O questionamento deste ano foi este: O que é brincar? Algumas crianças responderam futebol, jogar bola, parquinho, e uma que me surpreendeu respondeu que brincar é diversão. Dando significado a esta definição, terminada a atividade, nós estagiárias e a professora, organizamos os uniformes das crianças e as deixamos de roupa de banho para o banho de piscina. Lancharam já vestidas. Voltando elas guardaram os lanches e pegaram as toalhas e fomos todos juntos para a piscina.
Como foi divertido, uma bagunça, estava muito calor e que criança não gosta de brincar com os amigos na piscina? Eu e a outra estagiária também entramos na piscina, para vigiá-los e brincar junto deles. A volta para a sala foi uma bagunça porque a hora da saída estava se aproximando, e a correria era muito grande. Mas por fim deu tudo certo, todos arrumados e muito felizes.
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