O início do ano letivo sem dúvidas é um período muito conturbado se tratando de Educação Infantil, a maioria das crianças está desacostumada com o ritmo e, principalmente ,em ficar longe dos pais.
Diante disto cabe a nós estagiárias e professores acolher e recebê-los muito bem e com muita animação. Eu comecei no maternal, as crianças deste maternal ja haviam cursado o pré-maternal no Censa, então a maioria ja estava acostumada com essa rotina escolar. Mas havia uma novata, que por sinal não estava nem um pouco habituada com esta realidade, chorando muito.
A nossa escola é baseada na educação salesiana, onde a acolhida, o carinho predominam. Assim, os dias eram tão divertidos que a aluna nova acabava se distraindo e parando de chorar. Nós cantávamos muitas músicas, brincávamos de massinha e aconteciam também os teatros de fantoches. Entre uma brincadeira e outra, sem que eles percebessem, nós os avaliávamos perguntando as letrinhas, ou mostrando em um desenho as partes do corpo, tudo de forma muito agradável e divertida.
Interrompidos pelo carnaval, a volta às aulas no mês de março reiniciou o todo o processo. Desta vez eu começei no 2° período. Neste segmento com certeza o recomeço é mais tranquilo, pois as crianças ja são mais independentes, claro que existem algumas recaídas mas nada demais.
As atividades deles neste começo foram de acordo com tudo o que nós aprendemos, levavam em consideração o contexto social vivido, que no caso, era o carnaval. As crianças diante deste tipo de atividade ficam animadas e estimuladas a querer aprender devido ao prazer de estar ali, convivendo com os amigos a aprendendo de maneira saudável e divertida.
E nós estagiárias também começamos com esse gás, essa vontade de continuar e trilhar uma caminhada cada vez mais rica e de grandes aprendizagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário